Live Portal - Notícias de Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025
Vai começar a 23ª EXPOAGRO

Agro

Vai começar a 23ª EXPOAGRO

De terça a sexta desta semana, Rio Pardo sedia a feira realizada pela AFUBRA

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar está com tudo pronto para receber os visitantes. Nessa segunda-feira, a área de exposições de 35 hectares recebeu os últimos preparativos para dar o início à 23ª edição da Expoagro Afubra, com finalização dos estandes, limpeza das áreas e embelezamento do parque. Lavouras demonstrativas, exposição de animais, agroindústrias, palestras técnicas e mostra de máquinas, equipamentos, produtos e serviços. Essas são algumas das atrações que estarão disponíveis ao público durante os quatro dias de evento. A programação oficial começa na manhã desta terça-feira, dia 25 de março, e segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de março.

Até o fim desta semana, os portões permanecem abertos das 8 às 18 horas, com entrada gratuita, assim como o estacionamento para os visitantes. A solenidade de abertura acontece às 9 horas, no Pavilhão do Espaço da Inovação do Agro, com a presença de autoridades e lideranças políticas. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook da Afubra. Em seguida, ocorre a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar. O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, ressalta que as expectativas em torno da 23ª edição da feira são muito grandes, visto que essa é edição dos 70 anos da Afubra: “Mais uma vez esperamos um grande público. Nosso objetivo principal é realizar toda a programação proposta, feita por muitos parceiros e distribuída durante os quatro dias de feira”, ressalta.

SUPERAÇÃO

Leia Também:

O enfoque este ano é a superação, com destaque para a força dos agricultores para superar as adversidades climáticas. Nesse sentido, lembra dos debates que visam auxiliar os produtores a enfrentar e prevenir esses problemas. Entre eles, segundo Dornelles, está o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, o 15º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais e a audiência pública da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados sobre os desafios do Proagro e a securitização das dívidas.

Para o dirigente, é fundamental que esse assunto seja debatido na Expoagro Afubra, já que muitos agricultores vêm sofrendo com estiagem há mais de três anos. Outro destaque da programação é o Espaço da Inovação do Agro, voltado à tecnologia em favor da produção agrícola e da educação no meio rural. A estrutura fica junto ao pórtico principal, na entrada do parque, e visa abrir caminhos para fomentar a tecnologia no interior. Dornelles ainda lembra dos investimentos feitos na infraestrutura para a Expoagro Afubra deste ano, como as melhorias na rede elétrica para suprir a demanda crescente por energia e também a construção de dois novos pavilhões para o setor de animais.

LAVOURAS 

Todos os anos as lavouras demonstrativas enchem os olhos dos visitantes da Expoagro Afubra. As áreas cultivadas com tabaco, grãos, pastagem e hortaliças geram admiração e curiosidade, além de serem a porta de entrada para bons negócios. No entanto, para que esses espaços estejam bonitos e vistosos, o trabalho de preparação dos estandes começa muito antes da feira. No parque de exposições, os cuidados acontecem praticamente durante todo o ano, em diferentes momentos. Segundo o técnico agrícola da Expoagro Afubra, Claiton Dutra Teixeira, esse manejo diferenciado acontece porque cada cultura tem seu ponto correto de plantio para que as lavouras cheguem na Feira no ponto correto de demonstração. As lavouras demonstrativas ficam à esquerda do pórtico de entrada e estão distribuídas em uma área de aproximadamente quatro hectares, dentro dos estandes dos expositores. Ao comprarem seus espaços, essas empresas têm a opção de contratar a Afubra também para fazer o manejo dos lotes. As áreas de grãos, por exemplo, começaram a ser implantadas na segunda quinzena de novembro do ano passado, enquanto o tabaco foi transplantado no último dia 10 de janeiro. Um grupo de quatro funcionários da Afubra cuida da gestão de todas as plantações, que possuem suas características e peculiaridades próprias. A equipe também administra a criação de peixes, tudo para que os expositores entreguem seu potencial máximo durante o evento. Há 18 anos trabalhando diretamente no parque de exposições da Expoagro Afubra, Teixeira destaca que a administração das lavouras é uma grande responsabilidade e exige muita atenção e comprometimento. No final do processo, durante os dias da feira, ressalta que o sentimento é de satisfação ao ver que as áreas cultivadas foram entregues para os expositores como devem ser, garantindo mais integração com os agricultores e maiores chances de vendas. “Eu fico muito grato ao ver que nosso serviço deu certo. É um sentimento de dever cumprido.”

DINÂMICA DE MÁQUINAS 

Acompanhar de perto o uso e as operações de máquinas, implementos e tecnologias agrícolas oferecidos pelas empresas na Expoagro Afubra leva, todos os anos, um grande público até a área da Dinâmica de Máquinas. O espaço fica próximo ao Restaurante 2, na parte alta do parque de exposições, e tem coordenação da Afubra e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – que nesta edição estruturou um estande para expor seus cursos na área agrícola. Já as empresas expositoras fornecem os operadores e os equipamentos para demonstração das inovações.

A tradicional programação acontece durante os quatro dias de feira, em dois horários: na parte da manhã, às 10 horas, e no turno da tarde, às 15 horas. Ao todo, cinco empresas expositoras irão demonstrar suas novidades em maquinários agrícolas e drones para pulverização de lavouras. “A Dinâmica de Máquinas é uma excelente oportunidade para os produtores verem de perto as novas tecnologias para o campo. Também é uma chance de fazerem bons negócios e levarem facilidades para suas propriedades”, garante o técnico agrícola da Expoagro Afubra, Claiton Dutra Teixeira.

SEGURANÇA e COMODIDADE AOS VISITANTES 

A organização da Expoagro Afubra investe em mudanças e melhorias todos os anos para facilitar a logística de acesso e saída do parque de exposições. Este ano, mais uma vez, uma equipe de 75 funcionários da Afubra trabalha para que tudo flua como deve ser durante os quatro dias da programação. O coordenador de Estacionamento, Lindolfo Kuehne, ressalta que as facilidades começam já para quem chega na feira. Na BR-471, no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo, há alguns anos um trevo de acesso vem reduzindo os congestionamentos e dando mais fluidez ao tráfego. Já quem vem no sentido de Rio Pardo entra direto no parque pelo acesso à direita.

Nos dois sentidos, há sinalização para os motoristas que trafegam pela rodovia e que chegam à área de exposições. A entrada conta com duas vias de acesso bem sinalizadas para garantir mais agilidade e segurança. Uma das novidades este ano é o sistema de monitoramento por câmeras. O controle digital dos veículos promete mais segurança para expositores e visitantes. Para a comodidade de quem visita a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, também estão as áreas de estacionamento com capacidade para cerca de 10 mil veículos no sistema rotativo. As vagas são totalmente gratuitas, como têm sido desde o início da feira.

Segundo Kuehne, os dois estacionamentos dos ônibus também são estruturados para facilitar a movimentação dos visitantes. As caravanas que chegam de Rio Pardo devem acessar o estacionamento pelo portão 2, na mesma entrada dos demais veículos. Já os ônibus que chegam do lado oposto devem ficar no estacionamento exclusivo para ônibus, ao lado do pórtico, via alça auxiliar. Nessa mesma área acontece o desembarque e embarque dos visitantes que viajam na linha fixa da Viação União Santa Cruz, disponibilizada todos os dias da feira. “Todo o trânsito é muito bem sinalizado e conduzido de perto por nossa equipe”, explica.

Saída: as saídas da Expoagro Afubra acontecem de dois modos. Quem estiver no estacionamento 1, deve sair pela frente do parque, pelo mesmo local da entrada, que possui duas vias de acesso e outra de saída bem delimitadas. A outra alternativa acontece pelos fundos, depois da área de estacionamento, na estrada velha de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo, que foi patrolada para o evento. Os motoristas devem ingressar à direita para Rio Pardo e à esquerda para Santa Cruz do Sul. Todo tráfego está sinalizado com placas. O coordenador de estacionamento lembra que, quem tiver interesse, também pode ingressar no parque de exposições pelo portão dos fundos.

Em caso de dúvida, os visitantes podem se dirigir a um dos funcionários da Afubra nos espaços de estacionamento. O alerta é para que os condutores dos veículos atentem à sinalização ao longo da rodovia e dentro do parque e, sobretudo, respeitem os limites de velocidade. Além disso, a coordenação reforça que todo estacionamento possui numeração. “O motorista deve ficar atento a esses números para saber onde estacionou seu veículo.” Em toda a área, pinturas indicativas, placas, cones e tachões garantem mais segurança e facilidade para os condutores. Kuehne ressalta a importância da colaboração de todos para um trânsito mais seguro e dinâmico.

Acesso ao parque
Santa Cruz do Sul: os motoristas que trafegam na BR 471 no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo podem identificar, a poucos metros do trevo, uma placa de trânsito que alerta para a interseção modificada. Em frente ao pórtico de entrada, a sinalização indica que o acesso ao parque deve ser feito pela pista da esquerda. A pista da direita deve ser mantida por quem deseja seguir em direção à Rio Pardo. Tachões separam as vias e auxiliam na segurança. Os visitantes e expositores precisam passar por cima da pista contrária para acessar os portões do estacionamento.

Rio Pardo: os motoristas que trafegam na BR 471 no sentido Rio Pardo – Santa Cruz do Sul e que desejam entrar no parque podem acessar uma alça de 200 metros que indica a Expoagro Afubra à direita. Para quem segue viagem, o trânsito flui em linha reta e passa em frente ao pórtico de entrada. É preciso atenção com o fluxo de veículos no sentido contrário, especialmente, no trecho em que há a travessia da pista para ingresso ao estacionamento.

SETOR DE ANIMAIS

O setor de animais da Expoagro Afubra conta com um incremento de mais de 100% em sua área de exposições em 2025. A construção de dois novos pavilhões entrega mais espaço e comodidade para expositores e visitantes, além de garantir maior conforto para os animais. O coordenador da exposição de animais, Edgar Pedro Konzen, explica que as duas estruturas ficam junto com os demais espaços do complexo, na parte superior do parque, onde também estão localizados os novos estandes destinados para os expositores agropecuários e a pista de julgamentos de equinos. A ideia é integrar e setorizar a mostra de animais dentro da feira.

O Pavilhão 3 é uma das novidades deste ano e fica ao lado do Pavilhão de Bioenergia. Segundo Konzen, a estrutura conta com 432 metros quadrados e abriga caprinos, aves domésticas e coelhos. Ao total, os estandes contam com mais de 70 caprinos, 90 aves e 70 coelhos expostos, de diversas espécies e diferentes criadores. Já o Pavilhão 4, que também é estreado na Expoagro Afubra, tem mais de 1.100 metros quadrados e fica perto da pista de julgamentos. No local, o público encontra bovinos crioulos e jersey e também equinos das raças crioula, quarto de milha, percheron, marchador e pôneis.

Este ano, o Pavilhão 1 terá 40 bovinos em exposição, das raças brafort, holandês e angus. Também com uma área de 450 metros quadrados, o Pavilhão 2 terá 50% das baias ocupadas por bovinos brafort e brahman e a outra metade de ovinos new ramscheid, crioulas, texel e texel naturalmente coloridas. “São animais de produtores gaúchos que entregam genética e qualidade e estão disponíveis para venda”, explica. No Setor de Animais, um dos destaques este ano será a programação em torno dos cavalos crioulos, realizada em parceria com os Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul (NCCC).

GASTRONOMIA

A infraestrutura da Expoagro Afubra garante muito mais do que uma ampla programação para os visitantes. O público da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar também encontra uma vasta opção gastronômica para repor as energias após as caminhadas pelos estandes e lavouras demonstrativas. O coordenador de gastronomia da feira, Euclides Fuechtenbusch, destaca que os empreendimentos estão preparados para oferecer opções de refeições e lanches, em espaços que ficam bem distribuídos pelo parque para facilitar o acesso do público.

Ao total, são dois restaurantes, um ponto de a la minuta, quatro lancheiras e mais quatro estações de sorvete. É possível comer um lanche a partir de R$ 15,00 ou fazer uma refeição a partir de R$ 40,00. A sobremesa refrescante pode ser comprada a partir de R$ 8,00. Em todos os espaços, as bebidas são tabeladas: R$ 5,00 o refrigerante e R$ 5,00 a água (veja a relação completa abaixo).

Para quem deseja almoçar, o Restaurante 1 tem capacidade para atender até 600 pessoas e fica localizado à esquerda do pórtico. Já o Restaurante 2 fica ao fundo do Parque, com capacidade para abrigar até 1 mil pessoas, está localizado próximo à Dinâmica de Máquinas. Nos dois restaurantes, o almoço livre custa R$ 55 reais, sendo que crianças até 12 anos pagam R$ 30,00. Ambos espaços contam com opção de refeição vip, com incremento de carnes e áreas especiais para almoço, ao valor de R$ 65,00. A infraestrutura gastronômica segue o mesmo padrão dos anos anterior e, segundo Fuechtenbusch, supre as necessidades do público visitante e expositores.

Anualmente a movimentação é intensa no setor de alimentação no parque da Expoagro Afubra, sobretudo junto aos restaurantes. Por isso, a dica é que os visitantes optem em almoçar ou lanchar mais cedo, próximo das 11 horas ou após às 13 horas para evitar filas. Comprar as fichas antecipadas também ajuda quem deseja fugir das filas.

Valores das refeições no parque
Refeições
Almoço Livre: R$ 55,00
Almoço Vip: R$ 65,00
A la minuta (carne e frango): R$ 40,00
A la minuta (carnes nobres): R$ 48,00
Lanches
Xis: R$ 30,00
Cachorro-quente de linguiça: R$ 30,00
Cachorro-quente de salsicha: R$ 25,00
Torrada completa: R$ 16,00
Pastelão: R$ 15,00
Porção de fritas: R$ 25,00
Bebidas
Refrigerante: R$ 5,00
Água (com ou sem gás): R$ 5,00
Frukito: R$ 5,00
Picolé e sorvete
Picolé: R$ 8,00
Sorvete casquinha: R$ 13,00
Sorvete cascão: R$ 17,00
Napolitano (pote): R$ 13,00
Sundae com cobertura: R$ 15,00

Empreendedores no parque – O Restaurante 1 é explorado por Astor Klein. Já o Restaurante 2 é administrado por Erni Thomaz. O espaço de a la minuta é coordenado por Marcos André de Oliveira. Os quatro pontos de sorvete são de responsabilidade Mara Dalila da Silva. As lancherias 1, 2, 3 e 4 são exploradas, respectivamente, por Guilherme Rosa da Luz, Paulo Jesus Padilha, Rejane Medina da Silva e de Iedo Hermes. A distribuidora oficial de bebidas é a Fruki.

PROGRAMAÇÃO

Além da abertura oficial nesta terça, a programação completa, você encontra neste link https://afubra.com.br/expoagro/area-do-visitante/#programacao

INOVAÇÃO DO AGRO 

Uma das grandes atrações já consolidadas da Expoagro Afubra é o Espaço da Inovação do Agro, voltado à tecnologia em favor da produção agrícola e da educação no meio rural. Com uma área de 2 mil metros quadrados, a estrutura ficará junto ao pórtico principal, na entrada do parque, e visa abrir caminhos para fomentar a tecnologia no interior. O coordenador geral da feira, Marco Antonio Dornelles, reforça que as atividades programadas focam em temas como inovação, e controle de produção com o uso de aplicativos e drones. “Este ano, novamente, teremos uma programação de destaque, com atrações diárias na feira”, antecipa.

Com coordenação da Afubra, o Espaço da Inovação do Agro conta com a participação de diversas empresas e entidades identificadas com a agricultura (confira no quadro). Nos estandes desses parceiros, os visitantes poderão encontrar soluções que podem ser empregadas para melhorar a rotina nas propriedades, bem como fomentar os negócios rurais e incentivar a permanência dos jovens na agricultura. Além disso, duas arenas irão sediar, de maneira simultânea, seminários, palestras, fóruns e apresentações de cases inovadores, sempre com atrações dinâmicas e com foco na participação do público.

“As inovações são necessárias para toda a sociedade. As novas tecnologias surgem também no campo para auxiliar os agricultores a produzirem mais, a se comunicarem melhor e a gerenciarem suas propriedades com excelência”, reforça Dornelles. Para o dirigente, inovar é explorar novas ideias, processos e negócios. “A inovação no agronegócio envolve ações e ferramentas que ajudam no desenvolvimento e modernização das propriedades.” O Espaço de Inovação do Agro foi criado em 2022 e, desde então, tem sido um ambiente diferenciado que fomenta e divulga as novas tecnologias que auxiliam o produtor rural no seu dia a dia.

Quem faz acontecer
Com coordenação da Afubra, o Espaço da Inovação do Agro conta com a presença de diferentes frentes: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Senac Gastronomia; Escola do Chimarrão; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Sicredi; ONG Foco Empreendedor; Parque Científico e Tecnológico (Tecnounisc); Inova RS; Instituto Crescer Legal; Ervateira Valério; Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí; China Brasil Tabaco; JTI; Philip Morris, e BAT Brasil.

Verde é Vida
O Espaço da Inovação do Agro também recebe diversas ações do Verde é Vida, programa de educação da Afubra, especialmente voltados para a educação rural.

XV Mostra Científica Verde é Vida – Etapa Sul Brasileira: apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelas escolas parceiras do Verde é Vida nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Campeonato de Robótica Verde é Vida – Etapa Regional: competição promovida pelo Verde é Vida com a participação de escolas das regiões de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul, Candelária e Agudo;

IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural Verde é Vida: evento será realizado no dia 26 de março, na Arena 1 do Espaço da Inovação do Agro durante todo o dia. Serão abordados temas como Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Cooperativas Escolares, Programa Crescer Legal e Projeto Cubos Mágicos;

Bolsa de Sementes da Afubra: o projeto é desenvolvido há 23 anos pela Afubra, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Visitantes podem conhecer o resultado desse trabalho no recebimento, classificação, armazenamento e distribuição de sementes para viveiros de todo Sul do Brasil;

Prêmio Afubra/Nimeq: o Espaço da Inovação do Agro recebe a exposição dos inventos finalistas realizados por agricultores que buscam na inovação formas de melhorar o trabalho nas propriedades rurais. Divulgação dos vencedores será no dia 28 de março, a partir das 12 horas;

Gincana Tampinha: com o objetivo de promover conscientização social e educativa, a Afubra, em comemoração aos seus 70 anos, promove em 2025 em todas as suas unidades a Gincana Cooperativa Papa Tampinha/ Afubra. A ação acontecerá de março a outubro, tendo como data de início o dia 27 de março, durante a Expoagro Afubra. A proposta é que as equipes inscritas recolham tampinhas plásticas ao logo de sete meses, que serão doadas para entidades beneficentes. No final, serão premiadas 24 equipes nas unidades da Afubra nos três estados do Sul do País.

LOJAS DA AFUBRA

A Agro-Comercial Afubra está preparada para uma Expoagro Afubra de muitos negócios e integração com o público. Ao total, serão seis pontos de atendimento aos visitantes junto ao parque: Loja Agrícola; Loja Varejo; Loja Veterinária; Loja de Sementes de Hortaliças; Lojinha de Souvenires e Arena Solar. “Nossa participação na feira será muito ativa, com vários estandes e a presença dos nossos principais fornecedores”, destaca o gerente Comercial, Comunicação e Marketing da Afubra, Ricardo Senger Michel. Serão mais de 140 pessoas envolvidas no atendimento aos visitantes nesses espaços durante os quatro dias de programação.

Novidade na última feira, a Loja Veterinária foi ampliada e está localizada ao lado do novo Pavilhão dos Animais, onde o público será recepcionado por uma equipe exclusiva da linha veterinária, juntamente com profissionais da Supra e da Basso Pancote. O espaço, nos lotes 380 e 381, conta com 200 metros quadrados e terá exposição de produtos veterinários e artigos para o dia a dia na pecuária. A Loja Agrícola é a mais tradicional do parque e fica localizada em frente à bandeira do Brasil. Conta com uma área de 600 metros quadrados para atendimento. “Serão ofertados pacotes de preços especiais em toda a linha de insumos durante a feira. Vale apena o produtor conferir”, diz. Michel reforça a Loja Agrícola, nos estandes 260 e 261 também recebeu melhorias, com novas salas de reuniões. Na parte externa, haverá uma exposição com os produtos Joape, com grandes surpresas.

Já a Loja Varejo fica localizada junto ao lonão, ao lado do pavilhão de entrada do parque da Expoagro Afubra. A infraestrutura possui 600 metros quadrados, destinados à venda de eletrodomésticos, som e imagem, móveis, bazar e camping e lazer. “Teremos também preços imbatíveis em todos os produtos expostos nessa loja.” O dirigente lembra, ainda, do estande para venda de sementes de hortaliças, que está estruturado no lote 324, inclusive com horta demonstrativa para que os agricultores possam conferir de perto os produtos cultivados e tirar suas dúvidas.

A tradicional Lojinha de Souvenires fica localizada junto ao Espaço da Inovação, no pórtico de entrada. Nesse ponto, os visitantes poderão encontrar vários produtos com a marca Expoagro e também da Afubra. “Este ano teremos uma camiseta especial que leva em destaque o tema da feira, Superação. Foi uma forma de homenagear os agricultores que, ano após ano, seguem superando todas as adversidades”, ressalta. A Agro-Comercial Afubra também leva para o parque a Arena Solar, que este ano estará ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar e terá uma ampla programação técnica, com profissionais importantes do setor. A área de 200 metros quadrados conta com exposição de parceiros e auditório para seminários e painéis.

“Nossas equipes trabalharam muito, cada um nas suas áreas, para fazer bonito nessa Expoagro. Pra nós é muito importante estarmos próximos dos nossos clientes e associados. A Expoagro Afubra ultrapassou a barreira regional e estar lá com nossas lojas é fundamental”, reforça Michel. Além disso, lembra que os visitantes que fizerem suas compras em todas as lojas da Afubra dentro da Expoagro também ganham cupons para concorrer na Campanha de Aniversário 70 Anos, 70 Prêmios. A cada 500,00 em compras na Afubra, o cliente recebe um cupom para concorrer a 70 vales compra de R$ 7.000,00.

Lojas da Afubra no Parque:
Loja Agrícola: localizada em frente à bandeira do Brasil;
Loja Varejo: localizada junto ao lonão, ao lado do pavilhão de entrada do parque;
Loja Veterinária: localizada ao lado do novo Pavilhão dos Animais;
Loja Sementes de Hortaliças: estande localizado no lote 324 do parque;
Arena Solar: espaço localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar;
Lojinha de Souvenires: localizada junto ao Espaço da Inovação, no pórtico de entrada.

PAVILHÃO DAS AGROINDUSTRIAS

O clima é de otimismo entre os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expoagro Afubra 2025. Para a edição deste ano, o espaço de 3.480 metros quadrados irá receber 216 empreendimentos agroindustriais gaúchos, oriundos de 89 municípios de todo Rio Grande do Sul. Desse total, 42 estabelecimentos estão em sua primeira participação na feira, 50 são lideradas por jovens e 93 por mulheres. A infraestrutura é organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e Emater/RS-Ascar.

O diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Flávio José Smaniotto, explica que os produtos disponíveis para venda retratam a diversidade da produção da agricultura familiar gaúcha, desde produtos tradicionais como os queijos, embutidos e panificados, passando pelos doces, geleias, mel e melado, vinhos, espumantes e cachaças, além de artesanato, plantas e flores. “Destaque para as novidades e lançamentos que são feitos pelas agroindústrias durante a feira”, antecipa.

Além dos estandes, o espaço abriga estrutura de apoio aos expositores, como sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito de secos e banheiros para feirantes e visitantes. Para quem entra no parque de exposições pelo pórtico principal, o pavilhão fica logo à direita, atrás da sede da Afubra. Smaniotto ressalta a evolução do pavilhão ao longo dos anos. “Essas melhorias são fundamentais para proporcionar um ambiente agradável tanto para os expositores quanto para os consumidores, o que resulta no tempo maior de permanência dentro do Pavilhão, resultando em uma troca de informações muito mais intensa e resultando num quantitativo de comercialização cada vez mais expressivo”, argumenta.

A importância das feiras
De acordo com o diretor Flávio José Smaniotto, as feiras rurais como a Expoagro Afubra são fundamentais para aproximar as agroindústrias familiares dos consumidores. “São espaços de degustação dos produtos e de troca de informações e, muitas vezes, da própria história da família, o que faz com que o consumidor se identifique com as suas origens. Isso traz, além do sabor dos produtos, muitas memórias afetivas”, pondera. O dirigente destaca que a SDR tem trabalhado em parceria com a Emater/RS-Ascar, mediante contrato de repasse de recursos financeiros, para incentivar a regularização das agroindústrias familiares, para a capacitação para práticas de produção sustentáveis e projetos de fomento por meio de financiamento produtivo, além do apoio a participação em feiras.

Agricultura Familiar em números:
Área: 3.480 metros quadrados
Expositores em 2025: 216 empreendimentos
Produtos: produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos, mel, entre outros); Produtos de origem vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, conservas e frutas cristalizadas); Bebidas (licores, cachaças, sucos, vinhos, espumantes); Estandes de artesanato rural, e estandes de plantas e flores.

Dicas para aproveitar a EXPOAGRO AFUBRA:

  • A Expoagro Afubra tem bastante área externa para caminhar, são 35 hectares e as ruas são pavimentadas. Use calçados confortáveis, chapéu, protetor solar e beba bastante água. Em caso de chuva, opte por capas de chuva ou guarda-chuva.
  • O parque tem estacionamento gratuito para 15 mil veículos e todas as vagas com acesso a portadores de necessidades especiais.
  • Contamos com três restaurantes, quatro lancherias e quatro sorveterias. Não é permitido a venda ou consumo de bebidas alcoólicas.
  • Para caso de urgência ou emergência, temos ambulatório da Unimed, presença da Brigada Militar e Bombeiros.
  • Temos sistema de rádio parque, para avisos de utilidade da organização e que podem ser utilizados para os visitantes para informar saídas de excursões; a sua localização no parque em caso de desencontro; entre outros comunicados necessários.
  • Como o evento tem a presença de muitos visitantes, cuide de seus pertences.
  • A Expoagro Afubra está localizada nas margens da BR 471, rodovia com bastante fluxo de carros. Venha com calma e antecedência. 
  • Temos loja com venda de souvenirs personalizados da Expoagro Afubra: bonés, camisetas, chapéus, copo térmico; facas e tábuas de churrasco; espeto, porta chaves, térmica, caixa térmica e botijão térmico.
  • Área verde para descansar? Temos o Bosque Verde é Vida. Árvores nativas para você descansar e curtir a natureza, na sombra.
  • Os banheiros são de alvenaria e químicos, todos com acesso a portadores de necessidades especiais.
  • O parque é limpo e organizado. Temos lixeiras para separação do lixo. Contamos com a sua colaboração para manter um ambiente agradável. Ajude a destinar o lixo corretamente: coloque o lixo na lixeira ideal para o resíduo.
FONTE/CRÉDITOS: Jornalistas Michelle Treichel e Luciana Jost Radtke
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fotos: Site oficial da AFUBRA
Comentários:
Live Portal

Publicado por:

Live Portal

O Live Portal é um veículo de comunicação da LiVe COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA, sob responsabilidade de Daniel Corrêa.

Saiba Mais
NATHALIA XAVIER
NATHALIA XAVIER

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!