A Expoagro Afubra foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do município de Rio Pardo/RS. O reconhecimento foi aprovado por unanimidade na segunda-feira, 04 de agosto, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Rio Pardo. O proponente da Lei 0045/L/2025 é o vereador Tenente Marcos Rogério que, em sua justificativa, disse que o objetivo é reconhecer o trabalho da Afubra em fortalecer os agricultores e diversificar as atividades agrícolas, com foco na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável do campo.
O vereador Tenente Marcos Rogério também, pela Lei 0046/L/2025, inclui a Expoagro Afubra no Calendário de Datas Oficiais do município de Rio Pardo. “A Expoagro Afubra não apenas promove a troca de conhecimentos e experiências, como também fortalece os laços entre os agricultores e as instituições que apoiam o setor, como governos, universidades, empresas e cooperativas. É um importante palco para a discussão de temas relevantes para a agricultura, como sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional. A Expoagro Afubra é mais do que uma feira. Representa a história, a cultura e o futuro da agricultura familiar brasileira, com foco na diversificação, na inovação e no desenvolvimento sustentável do campo”.
O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, esteve presente na sessão da Câmara de Veradores. “Recebemos com muita alegria a proposição do vereador e ficamos muito gratos pela distinção. É mais uma demonstração de que a feira está no caminho certo e se torna cada vez mais importante para os produtores rurais e também para os municípios que tem sua base no campo. Ao mesmo tempo, as distinções fazem com que mais e mais nos comprometemos em organizar uma feira com uma programação de qualidade e que vá ao encontro das necessidades das famílias produtoras”.
Comentários: