A Assembleia Legislativa do RS realiza no dia 22 de agosto, às 9h, no Salão Memorial da UNISC, em Santa Cruz do Sul, a primeira reunião da Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11. O encontro abre as atividades regionais, com o objetivo de ouvir diferentes elos da cadeia produtiva do tabaco no Estado.
A audiência inicial terá como tema “Diagnóstico do setor e perspectivas frente à COP11” e contará com o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, painelista que representa empresas responsáveis por 96% das exportações brasileiras de tabaco. Ele destaca que o Brasil é o maior exportador mundial e segundo maior produtor, com 150 mil famílias gaúchas envolvidas e forte impacto na economia e balança comercial.
A Subcomissão é integrada pelos deputados Marcus Vinícius de Almeida (proponente e relator), Professor Cláudio, Pedro Pereira e Zé Nunes, e acompanha de forma técnica os debates da COP11 da OMS, marcada para novembro em Genebra. Entre os desafios a serem discutidos estão pressões regulatórias, novos produtos sem regulamentação, queda no consumo, concorrência internacional, logística e o avanço do comércio ilegal de cigarros, que já representa 40% do mercado nacional.
O encontro deve reunir produtores, sindicatos, indústria, prefeitos e entidades regionais para construir um posicionamento unificado do setor. As contribuições serão incorporadas ao relatório final da Subcomissão. O plano de trabalho prevê ainda reuniões em grandes polos produtores em setembro e uma Audiência Pública Conjunta na Expointer, em Esteio, no dia 4 de setembro, às 14h.

Comentários: