Live Portal - Notícias de Rio Grande do Sul

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025
Mobilizações de produtores rurais no Rio Grande do Sul pedem medidas do governo

Agro

Mobilizações de produtores rurais no Rio Grande do Sul pedem medidas do governo

Na região, encontro aconteceu em Passo do Sobrado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Produtores rurais do Rio Grande do Sul se mobilizaram na manhã desta segunda-feira, 17, em pelo menos 15 cidades gaúchas, convocados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e movimento SOS Agro, em ato simultâneo chamado de “Estiagem, endividamento rural e Proagro”.

Na região, o encontro aconteceu em Passo do Sobrado, debaixo de chuva, mobilizando centenas de produtores e lideranças.

Num primeiro momento, o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, falou aos produtores, junto com a coordenação do movimento na cidade. O presidente da AFUBRA, Marcilio Drescher, e o tesoureiro da entidade, Fabricio Murini, acompanharam o encontro que iniciou no salão paroquial de Passo do Sobrado. Drescher atendeu a imprensa neste momento. Confira.

Leia Também:

Após o pronunciamento dos organizadores, os manifestantes seguiram em caminhada e tratores para fazer uma entrega simbólica da pauta de reinvindicações às agências do Banco do Brasil, Banrisul e do Sicredi. Entoando o grito “agricultor na rua, governo a culpa é tua”, o grupo foi recebido pelos gerentes das agências, que se solidarizaram com a manifestação.

Gerente do Banco do Brasil de Passo do Sobrado ouve atentamente às reivindicações
Gerente do Banco do Brasil ouve atentamente às reivindicações
Banco do Brasil se solidarizou com a mobilização
Banco do Brasil se solidarizou com a mobilização

 

Cristian Wagner, presidente da regional sindical do Vale do Rio Pardo agradece ao gerente do Banrisul de Passo do Sobrado por receber a pauta de reivindicações.
Cristian Wagner, presidente da regional sindical do Vale do Rio Pardo agradece ao gerente do Banrisul de Passo do Sobrado por receber a pauta de reivindicações

Heitor Petry, presidente do SICREDI Vale do Rio Pardo, fez questão de subir ao carro de som, local em que a coordenação do movimento ocupava, para falar aos produtores. Acompanhe no vídeo.

Após a entrega da pauta de reivindicações às agências, o grupo retornou ao salão paroquial para acompanhar os desdobramentos das manifestações que aconteciam em todo o RS.

PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, a sede da Fetag abriu suas portas para receber o governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), senadores, deputados federais e estaduais, representantes de ministérios, secretários estaduais, dirigentes de entidades do agro e da sociedade civil. Os encontros na Capital e no interior constituíram, antes de tudo, um pedido de socorro diante de dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores, em razão de fenômenos climáticos, e de restrições na execução do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), decorrentes de resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN).

“Essa não é uma pauta apenas da Fetag. É uma pauta de todos os agricultores do Rio Grande do Sul”, disse o presidente da federação, Carlos Joel da Silva.

De acordo com a Fetag, pelo menos sete resoluções do CMN, publicadas entre junho de 2023 e dezembro de 2024, reduzem em até 85% a cobertura do Proagro.

“O Proagro é indispensável. Se não fosse o programa, nossa agricultura estaria muito pior do que está”, complementou Carlos Joel. O presidente listou as reivindicações a serem encaminhadas ao governo federal, salientando que “a pauta ainda não foi arredondada com a Farsul” (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul).

REIVINDICAÇÕES

Em âmbito regional, conforme a manifestação de hoje no Passo do Sobrado, a pauta de reivindicações do movimento era a seguinte:

- Prorrogação automática das operações de crédito rural vinculadas ao Pronaf e ao Pronamp por 120 dias;

- Revogação de todas as resoluções que limitam e reduzem a cobertura do Proagro, impedem o enquadramento pelo CAR e inviabilizam a contratação do programa pelos agricultores;

- Contagem dos anos para o teto de corte de acesso ao Proagro a partir da data da publicação da resolução CMN n° 5.085, de 29 de junho de 2023;

- Implementação do desenrola rural para operações de crédito vencidas e vincendas vinculadas ao Pronaf e ao Pronamp com previsão de rebate e prorrogação;

- Implementação de prorrogação das operações de crédito vinculadas ao Pronaf e ao Pronamp com prazo para liquidação de no mínimo 12 anos com 2 anos de carência, com taxas de juros para o Pronaf de 4% e Pronamp 6%;

- Liberação de recursos da linha especial do BNDES para atender os agricultores ligados as cooperativas e cerealistas que não foram atendidos em 2024;

- Efetivação do fundo de catástrofes com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual para amparar os agricultores frente a extremos climáticos;

- Apoio aos Projetos de Lei prioritários que tratam da revogação das resoluções que inviabilizaram o Proagro e a securitização de 20 anos para as dívidas acumuladas.

- Anistia das parcelas do Programa troca-troca de milho e Programa forrageiras.

Outras quatro iniciativas, classificadas como “estruturantes” pela federação, pedem “mais investimento em pesquisa, tecnologia e assistência técnica” e criação de programas “de armazenagem de água e irrigação com licenciamento ambiental nos municípios; de manejo e conservação do solo e da água; e de melhoramento da infraestrutura de energia elétrica”.

FONTE/CRÉDITOS: Passo do Sobrado: Daniel Corrêa / Fonte Porto Alegre: Correio do Povo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Daniel Corrêa
Comentários:
Live Portal

Publicado por:

Live Portal

O Live Portal é um veículo de comunicação da LiVe COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA, sob responsabilidade de Daniel Corrêa.

Saiba Mais
NATHALIA XAVIER
NATHALIA XAVIER

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!