O prefeito Rogério Monteiro assinou na manhã desta terça-feira (25/02) o decreto 013/2025, que declara situação de emergência em todo o território do município de Rio Pardo, face a estiagem. A decisão foi tomada levando em consideração que Rio Pardo vem passando por um longo período de seca, que iniciou ainda em 1º de novembro de 2024. Neste período a cidade registrou apenas 71,21 milímetros de chuva, contra a média de 146 milímetros para o mesmo período em 30 anos.
Em decorrência desta situação de anormalidade, houveram prejuízos econômicos nos setores da agricultura, pecuária, olericultura e bacia leiteira, inclusive no abastecimento de água em localidades do interior, que são destinadas ao consumo humano, diante da escassez hídrica nas fontes de recalque. Os prejuízos da atividade leiteira chegam a R$ 772.632,00; já na pecuária, as perdas ultrapassam R$ 7 milhões.
Após a reunião e a assinatura, que contou com a presença de secretários, do conselho agropecuário, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater, representantes do Banco do Brasil, e outras entidades de classe, o jornalista Cléber Nascimento, da rádio Rio Pardo, ouviu o prefeito Rogério Monteiro, o extensionista da Emater, Matias Streck, e o presidente do STR de Rio Pardo, Aldemir José Menezes, o "tio Zé". Acompanhe no vídeo...
O decreto de emergência na íntegra está disponível no site do município:
Comentários: